Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Iniciativas das Instituições amazonenses para o Combate ao Coronavírus

         

Mapeamento das Iniciativas das Instituições Amazonenses para o Combate ao Coronavírus

  • Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 11h06
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 16h28
  • Acessos: 867

O Gica, em uma de suas frentes de atuação durante o período de pandemia pelo Novo Coronavírus, disponibiliza ao público em geral, o mapeamento das iniciativas de combate ao vírus que estão sendo desenvolvidas por Instituições de Ensino e Pesquisa no Estado do Amazonas. Confira a baixo o mapeamento completo e mantenha-se informado.

 

 

Mapeamento de Informações

 

Aplicativo para monitoramento de pacientes com Covid-19 em isolamento domiciliar

Governo disponibilizou aplicativo para monitoramento de pacientes do Amazonas com diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) em isolamento domiciliar, com o objetivo de acompanhar seu quadro evolutivo até a plena recuperação. O aplicativo se destaca por reunir, em um único canal, um conjunto de serviços essenciais aos cidadãos visando combater a disseminação da doença.

Fonte: http://www.fvs.am.gov.br/noticias_view/3822

 

Informações oficiais sobre coronavírus em hotsite

As secretarias de Comunicação Social (SECOM), de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Amazonas em parceria com a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), desenvolveram um hotsite para reunir e divulgar informações oficiais relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19). Estão disponíveis informações, notícias, iniciativas e medidas adotadas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Amazonas, consoante o Plano de Contingência Para Infecção Humana pelo Covid-19 do Governo do Estado e diretrizes da Organização Mundial de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Link: http://www.coronavirus.amazonas.am.gov.br/

Fonte: http://www.fvs.am.gov.br/noticias_view/3791

 

Mapeamento de casos e evolução da dispersão da Covid-19 em Boa Vista

O INPA, através de seu Núcleo de Apoio à Pesquisa em Roraima (NAPRR) está apoiando a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), no mapeamento de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) com a produção de mapas dos bairros e Boa Vista com os casos confirmados de Covid-19, com o intuito de que a SVS visualize a distribuição dos casos e sua evolução quantitativa no município de Boa Vista.

Fonte: http://portal.inpa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/3720-inpa-ajuda-no-mapeamento-de-casos-e-evolucao-da-dispersao-da-covid-19-em-boa-vista

 

População indígena

As ações de enfrentamento e combate a situação do coronavírus em indígenas estão sendo monitoradas pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. As informações são obtidas junto a cada um dos trinta e quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e, após validados pelo Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI) são disponibilizados neste link:http://www.saudeindigena.net.br/coronavirus/mapaEp.php

Fonte: www.saudeindigena.net.br/coronavirus/mapaEp.php

 

Portal da Transparência do Amazonas

O Portal da Transparência do Amazonas disponibiliza uma plataforma que reúne informações relacionadas às medidas adotadas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 que dispõe de relatórios de despesas, relação de pagamentos, legislação e ações do monitoramento da pandemia no estado. A criação do recurso de informação é resulta do trabalho em conjunto da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam). Acesso pelo link: http://www.transparencia.am.gov.br/covid-19/

Fonte: http://www.fvs.am.gov.br/noticias_view/3852

 

 

Orientações à população

 

Alunos e residentes esclarecem dúvidas sobre covid-19 em aplicativos

Cerca de 60 pessoas, trabalhando remotamente, entre alunos de graduação de Medicina e Enfermagem, professores de diversas áreas da UFAM e profissionais residentes nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem, Assistência Social, Educação Física e Psicologia do HUGV/Ebserh, estão prestando esclarecimento de dúvidas e levantamento de evidências por meio dos aplicativos Telegram, WhatsApp, Facebook e Instagram, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. O objetivo é fortalecer as iniciativas que visam esclarecer a população amazonense acerca do surto do novo coronavírus.

Fonte: https://ufam.edu.br/noticias-coronavirus/1300-alunos-de-saude-da-ufam-e-residentes-do-hugv-ebserh-esclarecem-duvidas-sobre-covid-19-em-aplicativos.html

 

Cartilha de orientação e prevenção do Coronavírus

A professora Eleucimar Monteiro da Cunha em conjunto com os alunos Arlene Sandra Lima, Franciluci Cruz Marcelino e Claiton Salustiano Galvão da Silva, do curso técnico em Enfermagem no Campus São Gabriel da Cachoeira (IFAM) elaboraram um material explicativo sobre os sintomas, prevenção, tratamento do Coronavírus.

Link para o material em português: http://www2.ifam.edu.br/cartilhacovidportuguescorrecao1.pdf

Link para o material em tukano: http://www2.ifam.edu.br/cartilhacovidtukanocorrecao1.pdf

 

Entrevista com o especialista

A UFAM disponibilizou uma série de entrevistas com especialistas da área de saúde, que fazem parte do Comitê de Enfrentamento do Surto Epidemiológico de Coronavírus, ligado à UFAM, onde são apresentadas informações relativas ao combate ao covid-19 como, por exemplo, a importância do isolamento social para se evitar a proliferação rápida da doença, os cuidados com os idosos, com os recém-nascidos, crianças e gestantes. Dentre os especialistas estão: o Dr. Bernardino Albuquerque, médico infectologista, Dra. Karoline Rodrigues, geriatra, Dra. Ione Brum, obstetra e diretora da Faculdade de Medicina da UFAM e Dra. Rossiclei Pinheiro, pediatra e neonatologista.

Fonte: https://ufam.edu.br/entrevista-com-o-especialista

 

Guia Prático de Exercícios Físicos para o isolamento social

Com o intuito de contribuir para a prática de exercícios físicos nesse período de isolamento social, o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da UFAM, localizado em Coari, lançou o Guia Prático de Exercícios Físicos. A iniciativa traz apontamentos importantes sobre a adequada ergonomia no home office e como praticar exercícios físicos em casa, respeitando o nível de cada pessoa.

Fonte: https://ufam.edu.br/noticias-coronavirus/1310-isb-disponibiliza-guia-pratico-de-exercicios-fisicos-durante-o-isolamento-social.html

 

Informações produzidas por especialistas

No site da FMT-HVD estão disponíveis apresentações que visam esclarecer diversos aspectos referentes ao novo coronavírus, tais como: 1. Potencial epidemiológico da doença. 2. Situação epidemiológica do coronavírus. 3. Vigilância laboratorial. 4. Medidas de precaução e isolamento. 5. Plano de contingência. São arquivos em formato pdf que buscam esclarecer a população amazonense sobre o atual surto pandêmico, elaborados por especialista da FMT-HVD.

Fonte: http://www.fmt.am.gov.br/layout2011/default.asp

 

Informativo sobre cuidados necessários com recém-nascidos e crianças

Os discentes da Faculdade de Medicina da UFAM, de forma voluntária, elaboraram uma cartilha informativa que apresenta os cuidados que se deve ter com os recém-nascidos e crianças em meio à crise do novo coronavírus. Apesar da suspensão das atividades presenciais, as unidades acadêmicas estão buscando alternativas que possam contribuir, em alguma medida, ao combate da pandemia pelo covid-19.

Fonte: https://ufam.edu.br/noticias-destaque/1330-informativo-traz-os-cuidados-necessarios-com-recem-nascidos-e-criancas-durante-a-pandemia.html

 

Orientações para a população indígena

A aluna do curso técnico em enfermagem no Campus São Gabriel da Cachoeira (IFAM), Arlene Sandra Lima, da etnia Tariano (falante da língua Tukano) ensina a maneira correta de lavar as mãos na língua Tukano, além de transmitir outras informações sobre a prevenção do Coronavírus.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pZB67ibVnNA

 

A professora do curso técnico em Enfermagem no Campus São Gabriel da Cachoeira(IFAM), Maria Michelle da Silva Luciano, da etnia Baniwa (falante da língua Nheengatu) explica sobre o Coronavírus e ensina a maneira correta de lavar as mãos.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8ohNS9NLx2c

 

Orientação para cuidados com o carro parado

Com recomendações para ficar em casa e cuidar da saúde em meio a pandemia do coronavírus, saindo apenas quando realmente for necessário, é preciso atentar e ter alguns cuidados também com o veículo parado por dias ou até semanas durante a quarentena.

Link: http://www.fieam.org.br/senai/2020/04/03/senai-orienta-para-cuidados-com-o-carro-parado-na-quarentena/

 

Orientação para policiais militares e tirar dúvidas sobre coronavírus

Policiais militares do Amazonas poderão fazer consultas virtuais e tirar dúvidas sobre o novo coronavírus por meio de um novo módulo do aplicativo SASi, do Governo do Estado. O aplicativo atua como ferramenta de apoio para o exercício dos policiais militares que atuam nas ruas do estado combatendo o crime e colaborando para a execução dos decretos editados pelo Governo do Estado relacionado ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Fonte: http://www.fvs.am.gov.br/noticias_view/3849

 

 

Pesquisas

 

Ações de apoio a populações vulneráveis no combate ao Covid-19

Com o objetivo de frear o contágio pelo novo vírus entre as populações e territórios mais expostos à contaminação, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou, nesta quinta-feira (9/4), a Covid-19: Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais junto a Populações Vulneráveis e a campanha de informação e comunicação Se Liga no Corona! – voltada para favelas e periferias. A chamada pública irá financiar projetos em todo território nacional que contribuam para prevenir o contágio entre esses grupos sociais ou garantir condições mínimas de sobrevivência a famílias impactadas economicamente pelas medidas de isolamento social em vigência.

Fonte: https://amazonia.fiocruz.br/?p=31197

 

Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.

A chamada possui o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, no enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves. Os projetos deverão ser inseridos nos seguintes Temas ou Linhas de pesquisa: tratamento, vacinas, diagnóstico, patogênese e história natural da doença, carga de doença, atenção à saúde e prevenção e controle.

Fonte: http://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Chamada-COVID-Retificacao-II-MCTIC.pdf.pdf

 

Enquete Coronavírus: percepção social no Amazonas

Com o surto do novo coronavírus, a academia vem sendo demandada por respostas que afligem os mais diversos segmentos da sociedade: estudantes, jornalistas, dirigentes sindicais, lideranças sociais, gestores de órgãos públicos, entre outros. Assim, docentes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFAM) e o estatístico Luiz Augusto Schwade da UEA, resolveram aplicar, por meio de enquete, pesquisa com a comunidade para avaliar os impactos sociais atuais. Os pesquisadores informaram que mais de 400 pessoas acessaram o formulário e responderam sobre o cotidiano delas, seu comportamento no dia a dia. Os dados estão na fase de análise e em breve os resultados serão apresentados.

Fonte: https://ufam.edu.br/noticias-coronavirus/1313-enquete-identifica-os-impactos-sobre-as-pessoas-e-suas-reacoes-resultantes-da-pandemia-do-coronavirus.html

 

Grupos de pesquisa investigam os impactos sociais do covid-19

Os grupos de pesquisa Nexin (Núcleo de Pesquisa Dialética Exclusão/Inclusão Social da PUC de São Paulo/ CNPq) e Nepam (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos da Ufam/CNPq) divulgam periodicamente o boletim 'Expressões da Pandemia', documento que compila pesquisas científicas e representações literárias sobre a SARS-coV-2 (covid-19). O objetivo é tornar o boletim um espaço de reflexão e investigação psicossocial permanente, com estudos acerca da desigualdade social, com ênfase em servidão humana e potência de ação emancipadora, em diferentes contextos societários, territoriais e históricos brasileiros.

Fonte: https://ufam.edu.br/noticias-coronavirus/1302-grupos-de-pesquisa-investigam-os-impactos-sociais-do-covid-19.html

 

Pesquisa Distanciamento social durante a epidemia de Covid-19 no Brasil

Pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulgam questionário do projeto de pesquisa “Distanciamento social durante a epidemia de Covid-19 no Brasil”. O objetivo é compreender a opinião sobre o distanciamento social e o impacto da medida durante a pandemia do novo coronavírus.

Fonte: https://amazonia.fiocruz.br/?p=31272

 

PPGMT/UEA realiza pesquisa em Covid-19

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou seis bolsas de pós-graduação do Programa de Combate às Epidemias para o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), área de concentração Doenças Tropicais e Infecciosas, que funciona em convênio amplo com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), com o objetivo de estudar o CloroCOVID-19 a partir da investigação da eficácia da Cloroquina em pacientes com diagnóstico de doença respiratório grave com suspeita de SARS-CoV2, o Covid-19.

Fonte: http://noticias2.uea.edu.br/noticia.php?notId=64239

 

Programa C,T&I nas emergências de saúde pública no amazonas – COVID 19 – PCTI – EMERGESAÚDE/AMA

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), lançou um programa é destinado a cientistas que atuam no Amazonas em pesquisas estratégicas que tenham a aplicação de seus resultados na resolutividade de questões relativas à pandemia do novo coronavírus – Covid-19 e possui duas linhas de pesquisa: Pesquisa e desenvolvimento de insumos para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 no estado do Amazonas e pesquisa, serviço e desenvolvimento de protocolos de análises moleculares e/ou imunológicas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 no estado do Amazonas.

Fonte: http://www.fapeam.am.gov.br/fapeam-lanca-edital-para-emergencias-de-saude-publica-no-amazonas-covid-19/

 

Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia & Inovação nas Fundações de Saúde – PECTI-AM/SAÚDE

A FAPEAM convida pesquisadores vinculados às Fundações de Saúde com sede no Estado do Amazonas a apresentarem propostas para apoio a projetos estratégicos de desenvolvimento científico, tecnológico e inovação nas fundações de saúde com sede no Estado do Amazonas (PECTI-AM/SAÚDE) com o objetivo de fomentar a inserção de pesquisadores em Projetos Estratégicos de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação nas Fundações de Saúde com sede no Estado do Amazonas.

Fonte: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0042020-pecti-amsaude/

 

Sequenciamento do SARS-CoV-2 da Região Norte

O primeiro sequenciamento do genoma completo do SARS-CoV-2 na região Norte foi concluído por pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). O resultado contribui para a ampliação do conhecimento sobre o comportamento do vírus e a pandemia da Covid-19. O sequenciamento que foi feito pelo pesquisador Felipe Naveca e sua equipe, a partir de amostra de paciente do Amazonas, soma-se a outras iniciativas de genômica no país e no mundo.

Fonte: https://amazonia.fiocruz.br/?p=31157

 

 

Prestação de Serviços

 

Centro de testes rápidos para profissionais de saúde

A UFAM, em parceria com a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), realiza testes rápidos nos profissionais de saúde que apresentarem sintomas gripais leves. A ideia é verificar e controlar a propagação de covid-19 nessa população. A iniciativa é uma das ações da Universidade coordenadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Fonte: https://www.ufam.edu.br/noticias-coronavirus/1306-ufam-tera-centro-de-testes-rapidos-para-profissionais-de-saude.html

 

Fontes de informações sobre o covid-19

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19) levou o grupo de pesquisa Gestão da informação e do Conhecimento na Amazônia (Gica), do Curso de Biblioteconomia da Faculdade da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, a disponibilizar informações sobre pesquisas relacionadas ao vírus que vem causando milhares de mortes no mundo. Os interessados podem acessar gica.ufam.edu.br.

Fonte: https://www.ufam.edu.br/noticias-coronavirus/1241-gica-disponibiliza-pesquisas-cientificas-sobre-covid-19.html

 

Plataforma para atendimentos sobre o Coronavírus

A plataforma criada pela UEA tem como objetivo reduzir dúvidas da população sobre o novo Coronavírus (COVID-19), além de repassar informações de qualidade para ajudar no processo de enfrentamento a pandemia. O acesso é realizado pelo aplicativo SASI para a população do Amazonas. O serviço pode ser acessado de segunda a sexta-feira e, também aos fins de semana e feriados, em três horários (de 7h às 11h; de 11h às 15h e de 15h às 19h). A base do atendimento funciona no Laboratório de Tecnologia em Saúde e Educação (LABTECS) da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da UEA. 

Fonte: http://noticias2.uea.edu.br/noticia.php?notId=64267

 

Telessaúde/UEA qualifica atendimento na saúde para combater a COVID-19

A UEA e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) somam esforços para o enfrentamento a COVID-19, disponibilizando comunicação direta de profissionais da saúde de diversas especialidades da capital com os profissionais que atuam nos municípios do Amazonas. Desta forma, será estimulado a discussão e resolução mais assertiva de casos clínicos referentes ao COVID-19 demandados por eles através do Telemedicina da UEA. Existem 68 pontos de Telessaúde instalados no Estado do Amazonas, dos quais 63 em área urbana e cinco em comunidades indígenas.

Fonte: http://noticias2.uea.edu.br/noticia.php?notId=64229

 

 

Produtos para auxiliar no combate

 

Álcool 70% para Liga Amazonense Contra o Câncer

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) doou 500 garrafas de álcool 70% para a Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC). O material foi entregue aos pacientes em tratamento na radioterapia e quimioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon).

Fonte: http://noticias2.uea.edu.br/noticia.php?notId=64284

 

Componentes para máscaras faciais

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) está produzindo componentes para a montagem de máscaras de proteção facial (face shield) destinadas aos profissionais de saúde que estão atuando no tratamento de pacientes com a Covid-19. A produção é feita por meio do Centro de Tecnologia Harlan Marcelice (CTHM), localizado no Campus Manaus Distrito Industrial, que faz parte da rede de impressão 3D do modelo Prusa.

Fonte: http://www2.ifam.edu.br/noticias/ifam-na-luta-contra-o-coronavirus/view

 

Equipamento para profissionais de saúde

Egresso da UFAM Jucifram Canto Gomes, do campus de Parintins, adaptou a Cápsula de Hood, usada no tratamento de bebês prematuros, como equipamento de biossegurança para proteger profissionais de saúde e pacientes com covid-19.

Fonte:https://ufam.edu.br/noticias-coronavirus/1309-equipamento-desenvolvido-por-egresso-da-ufam-e-destaque-na-folha-de-sao-paulo.html

 

Fabricação de álcool em gel 70%

Professores da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA) iniciaram no Laboratório de Imunofarmacologia Celular, a produção de álcool em gel 70%, dentro dos padrões estabelecidos, com o objetivo de intensificar as ações de proteção e prevenção contra o Coronavírus (COVID-19). Inicialmente, o produto será distribuído apenas para os servidores da unidade.

Fonte: http://noticias2.uea.edu.br/noticia.php?notId=64259

 

Kits de EPIs para profissionais de saúde que estão no combate a COVID-19

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou a primeira entrega dos Kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) confeccionados nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), sendo estes: 7 mil EPIs, ou seja, 300 protetores faciais, 2,5 mil avental em TNT (100% polietileno) impermeável, 2,5 mil capuz e 2,5 mil par de propés e perneiras impermeáveis que vão até a altura dos joelhos. Os materiais foram fabricados em impressoras 3D.

Fonte: http://noticias2.uea.edu.br/noticia.php?notId=64251

 

Lacen do Amazonas recebe equipamento para diagnóstico

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa / MCTIC), por meio do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM) disponibilizou um termociclador da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que será utilizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen) para detecção da presença de vírus SARS-CoV 2, que causa Covid-19, permitindo que um número maior de testes de diagnóstico seja realizado em menos tempo, permitindo assim a agilidade no tratamento.

Fonte: http://portal.inpa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/3718-inpa-auxilia-o-lacen-do-amazonas-no-combate-a-infeccao-pelo-novo-coronavirus

 

Máscaras de proteção

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizou doação de máscaras de proteção facial produzidas no Centro de Tecnologia Harlan Marcelice (CTHM), localizado no Campus Manaus Distrito Industrial do IFAM, à Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara, município distante aproximadamente 160 km da capital do Estado bem como para o HEMOAM, para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e para Policlínica Dr. Danilo Corrêa, na zona norte de Manaus-AM. Também foram doadas máscaras pelo Campus Avançado de Manacapuru a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Fonte: http://www2.ifam.edu.br/noticias/ifam-no-combate-ao-coronavirus-no-interior-do-estado/view

 

Respirador automático

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é uma das instituições parceiras do projeto idealizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que desenvolverá respirador automático portátil (também conhecido como ventilador mecânico). O equipamento é utilizado para proporcionar ar aos pacientes infectados pela Covid-19 e que perdem a capacidade de respirar sozinhos. Fazem parte da iniciativa também a B&Z (empresa incubada na Ayty/IFAM) e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT).

Fonte: http://www2.ifam.edu.br/noticias/ifam-na-luta-contra-o-coronavirus.1/view

 

Respirador hospitalar para pacientes da Covid-19

Da ideia inicial à execução do projeto, o SENAI Amazonas levou menos de 20 dias para desenvolver um protótipo de respirador hospitalar, equipamento essencial para pacientes graves infectados pelo novo coronavírus, a Covid-19.

Fonte: http://www.fieam.org.br/senai/2020/04/01/senai-testa-respirador-hospitalar-para-pacientes-da-covid-19/

 

 

Recursos Humanos

 

Residentes Universitários para ajudar no combate à pandemia

Resultado da parceria entre a Ufam e a Prefeitura Municipal de Benjamin Constant e de Parintins, tanto a Residência Universitária do Instituto de Natureza e Cultura (INC) quanto a do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) serão utilizadas como local para receber as pessoas que apresentem o quadro leve da doença. A ideia é garantir o isolamento e controle de todos os casos confirmados no municípios e evitar a transmissão do vírus.

Fonte: https://ufam.edu.br/noticias-destaque/1317-ufam-libera-casa-do-estudante-do-inc-e-do-icsez-para-ajudar-no-combate-a-pandemia.html

 

Treinamento de profissionais da saúde para combater a COVID-19

A UEA realiza treinamentos direcionados exclusivamente para profissionais de saúde do Amazonas no Laboratório de Habilidades da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), que trata da prática de abordagem de vias áreas dos pacientes em estado grave devido ao vírus, a fim de que sejam capacitados para realizar a intubação traqueal baseado na realidade do Coronavírus.

Fonte: http://noticias2.uea.edu.br/noticia.php?notId=64245

 

Fim do conteúdo da página